jusbrasil.com.br
18 de Janeiro de 2021

Justiça determina bloqueio do Whatsapp em todo Brasil por 48 horas

Lucas Bezerra Vieira, Advogado
Publicado por Lucas Bezerra Vieira
há 5 anos

Justia determina bloqueio do Whatsapp em todo Brasil por 48 horas

A Justiça de São Paulo determinou nesta quarta-feira (16) o bloqueio do funcionamento do aplicativo WhatsApp em todo o território nacional por 48 horas a partir da 0h desta quinta-feira (17).

As operadoras de telefonia celular receberam determinação judicial e, por meio do Sinditelebrasil, afirmam que cumprirão a determinação judicial. A medida foi imposta sob pena de multa. A Justiça não divulgou o nome do autor da ação, que está sendo mantido sob sigilo.

As teles já vinham reclamando ao governo que é preciso regulamentar o serviço do aplicativo, que faz chamadas de voz via internet. Para elas, esse é um serviço de telecomunicações e o WhatsApp, e demais aplicativos do gênero, não poderiam prestar porque não são operadores.

Recentemente, o presidente da Vivo, Amos Genish, disse em um evento que o aplicativo prestava um serviço "pirata" e defendeu regulamentação.

Importância

O diretor regional da Vivo em Minas Gerais, Renato Gomes, diz que não enxerga os aplicativos como inimigos da telefonia, uma vez que eles dependem da rede de dados para funcionar.

“São serviços complementares. Tanto que, entre abril e junho deste ano, registramos crescimento de 37,5% da receita de internet móvel. E, ainda, um crescimento substancial do tráfego de voz”, afirma.

Já o diretor de Serviços de Valor Agregado da Claro, Alexandre Olivari, diz que ainda não foi verificada queda significativa no envio de SMS. No entanto, ele reconhece que os brasileiros têm motivos para deixar os torpedos de lado. “O Brasil posicionou o serviço de SMS a um custo muito alto em relação ao de voz e, por isso, os usuários nunca se acostumaram a enviar tanto. Estão começando agora porque há pacotes baratos, mas, principalmente entre os jovens, a tendência é o uso dos aplicativos, que têm aumentado o faturamento dos serviços de valor agregado”, diz.

Por e-mail, a TIM informou que registrou aumento de receita em função de oferta de dados e SMS. Do mesmo modo, a Oi comunicou que houve crescimento do tráfego de voz e SMS e que clientes estão adaptados tanto a esses serviços quanto aos aplicativos.

Fonte: Hojeemdia

60 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Tudo isto porque houve queda no envio de SMS? Se for assim tem que bloquear o uso do computador, pois ninguém mais usa máquina de datilografia. Que toscura, viu? No Brasil, por não acompanhar a rapidez da tecnologia, a estupidez é protagonista. Acho que a notícia está um pouco obscura e não entendi ainda por que bloquear o aplicativo. Isto é: eu serei prejudicado com o bloqueio, pois faço negócios com ele. E aí? continuar lendo

Como a TJ-SP não divulgou o nome do autor da ação, que está sendo mantido sob sigilo, não sei se dá para falar desta forma, mas obviamente o Sinditelebrasil vai se aproveitar disso a favor deles, o problema que é bloqueia o Whatsapp o Telegram dispara, é uma eterna corrida atrás do próprio rabo por parte das operadoras que não entendem que não adianta criar barreiras artificiais para garantir seus interesses. E digo além disso outra coisa, muito provavelmente quem utiliza DNS de fora do Brasil (como o OpenDNS ou mesmo o DNS do google) provavelmente nem sequer vai observar esse bloqueio ocorrendo já que geralmente esse tipo de bloqueio é feito no nível dos servidores de DNS. continuar lendo

Caro Wagner, o bloqueio será realizado em função da não colaboração da empresa responsável pelo aplicativo em uma investigação criminal. O autor só fez um link com o assunto polêmico da regularização do serviço de chamadas do whatsapp. continuar lendo

Zuckerberg: disse que está chocado que os esforços em proteger informações pessoais “poderiam resultar na punição de todos os usuários brasileiros do WhatsApp pela decisão extrema de um único juiz”.

Um juiz estadual impedindo um país inteiro de se comunicar ... viva o Brasil.

............

Você instala uma VPN (há diversos app gratuitos na google play, por exemplo) e seu zap está online de novo.

Justiça e MP com cérebro de homens das cavernas, por isso que esse país nunca vai pra frente.

Desde os primórdios. Até hoje em dia. O homem ainda faz. O que o macaco fazia. continuar lendo

Não creio que tenha a ver com as empresas telefônicas, pois no Piauí elas próprias ingressaram com uma liminar contra a decisão de um juiz que bloquearia o WhatsApp pelo mesmo motivo. continuar lendo

Agora porque não entrar com uma liminar pedindo desbloqueio? afinal muita empresa usa a WhatsApp como instrumento imprescindível para vendas. continuar lendo

Tem o número do processo? continuar lendo

Processo físico na 1ª Vara Criminal da Comarca de SBC/SP
Nº 0017520-08.2015.8.26.0564 continuar lendo

Minha modesta opinião: ficarei 48 horas sem fazer qualquer ligação telefônica ou enviar mensagem sms ... melhor forma de protesto. continuar lendo