Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Perícia do CE apura vídeo de suposto PM 'raspando' com faca pele de jovem

Vídeo mostra suposto PM usando faca para agredir jovem. Polícia Militar vai pedir laudo para verificar participação de policial.

Publicado por Lucas Bezerra Vieira
há 9 anos

Percia do CE apura vdeo de suposto PM raspando com faca pele de jovem

A Polícia Militar do Ceará vai investigar um vídeo que mostra um suposto policial usando uma faca para torturar um jovem. Segundo o coronel Andrade Mendonça, relações públicas da PM no Ceará, o arquivo será enviado nesta quarta-feira (7) para análise na Perícia Forense do Ceará (Pefoce). O vídeo de 1 minuto e 45 segundos mostra um policial "raspando" a pelé das costas de uma pessoa e chegou ao conhecimento da PM depois de ser compartilhado em grupos do aplicativo Whatsapp.

Nas imagens, é possível ver uma pessoa segurando uma faca e um jovem rendido com as mãos na cabeça. Em seguida, o agressor diz que vai "fazer o palhacinho" e passa a faca em cima da tatuagem com desenho do rosto de palhaço nas costas do jovem. Depois, a pelé da vítima da agressão começa a sangrar e os agressores dizem "Não chore, não. Deixe de ser frouxo, tu não é vida louca? Estamos te livrando de um problema. Isso aqui é para tu deixar de ser gaiato, entendeu?".

O vídeo termina com o jovem deitado e um dos agressores "raspando" a faca de forma bem rápida nas costas do jovem, que já apresenta muito sangramento. Em um dos movimentos, o agressor deixa à mostra um brasão no ombro que se assemelha ao de um uniforme policial. "Por favor, senhor, para, para com isso por favor", diz a vítima da agressão na gravação.

http://www.youtube.com/embed/nm73tqic9ko

Laudo vai verificar envolvimento de PMs

Por telefone, o relações públicas da PM disse ao G1 que vai pedir um laudo técnico para verificar a veracidade da suposta participação de policiais militares. Se confirmada, os PMs serão punidos. "A PM repudia esse tipo de atitude feita por qualquer integrante da corporação. Respeitamos o princípio da legalidade, o que diz respeito ao direito individual de cada um, seja cidadão ou pessoa que cometa algum crime", afirmou. O coronel Andrade Mendonça também pediu que a vítima da agressão e testemunhas denunciem a ocorrência pelo Canal Disque Denúncia (181) para agilizar a investigação.

FONTE: http://g1.globo.com/ceara/noticia/2015/10/pericia-do-ce-apura-video-de-suposto-pm-raspando-com-faca-...

  • Sobre o autorAdvogado de Startups
  • Publicações63
  • Seguidores368
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1132
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pericia-do-ce-apura-video-de-suposto-pm-raspando-com-faca-pele-de-jovem/240598016

21 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

sem comentários! tadinho do criminoso matador de policiais! tadinho, que dó! continuar lendo

Continue apoiando, e você poderá ser a próxima vítima. Não que você seja bandido, mas esse tipo de atitude com apoio da sociedade acaba por dar ao policial uma sensação de poder sobre a vida das pessoas, o que logo extrapola para os chamados cidadãos de bem. continuar lendo

Corretíssimo está o Coronel que mandou apurar o fato e não concorda com tortura. No dia em que acontecer uma tortura com você ou alguém de sua família vc não dirá tal coisa absurda Fernando da Veiga. Para sofrer tortura vc não precisa ser bandido. PM não é para fazer justiça com suas mãos e nem julgar ninguém, quem faz isso é o sistema jurídico. PM é um servidor público que tem leis para seguir e obedecer, também não é permitido o abuso de poder. continuar lendo

O resultado de hoje é a construção de ontem.

O Estado sempre reprimiu quem não fosse boi mantido. As polícias foram criadas como braços repressores do Estado; Estado este que foi moldado pelas oligarquias e aristocracias. Os párias [negros, e seus descendentes], antes da Abolição, eram lucros, mas ao mesmo tempo problemas, porque não obedeciam cegamente os mandos dos senhores. Após a Abolição, um estorvo para o Estado, o qual era controlado pelas elites brasileiras.

As poucas resistências dos párias - como o uso da capoeira - fez com que o Estado criasse lei punindo quem praticasse a capoeira. O tempo fluiu, os párias cada vez mais se rebelaram contra o Estado e contra as elites. Nos primeiros movimentos sociais contra o Estado, no período de imigração ocorrido no início do século XIX, até o Golpe Militar (1964 a 1985), o Estado tentou impedir o Estado social no Brasil.

O que se vê atualmente é uma inversão de poder, onde o Estado e seus agentes não encontram mais facilidades em conter os párias - aqui representandos, no século XXI, todos os excluídos pelas políticas de Estado e de governo nos séculos pretéritos.

Há os párias que exigem seus direitos, mesmo pela truculência, humanos contra ações arbitrárias dos servidores militares. De outro, os párias que movimentam bilhões de reais com a venda de drogas ilícitas. O que começou como forma de ajudar a comunidade, agora virou comercio altamente lucrativo. Com dinheiro em mãos, armas não faltam para investidas contra os inoportunos policiais.

No meio, entre policiais e párias traficantes, ficam os párias que desejam viver com dignidade, como trabalho e pagamento de tributos, mesmo que ainda assim continuem sendo violados por políticas de governos anti-humanas. Bandido não tem mais medo de policial, pois tem arma também. Debocham na cara dos policiais -probos - quando são presos, já que sabem que sairão logo das cadeias seja por habeas corpus, diminuição de pena etc. Não que sejam ruins tais prerrogativas pelas normas jurídicas, mas que, com a educação criminosa que recebem nas cadeias, nada que o Estado faça irá mudar as atitudes dos bandidos.

A isto se deve a falta de vontade e compromisso dos agentes políticos em materializar, substancialmente, os direitos humanos, a começar pela educação, saúde. No ciclo perverso criado pelo Estado, ou melhor, políticas "ganha ganha para se ficar rico à custa do contribuinte", cria-se um ambiente neurótico chegando a ser gênese de psicopatias. Nas arenas cotidianas, párias e policiais se matam, matam as suas humanidades. Enquanto isto, os honrosos agentes políticos discursam com suas verborragias. continuar lendo

Bela defesa de tese, mas se há culpa de agir contra um matador de policia, ciente que após um curto tempo estará nas ruas apto a continuar seu serviço, matar policiais, temos também o Estado, incluso os três poderes, que não esta preocupado com nenhum dos dois lados a não ser que venha a tona matérias como essa.
Acredito, esperando estar enganado, que o distanciamento entre as classes sociais vai aprofundar mais e mais estes casos sendo que, em um breve futuro, passem a ser censurados. continuar lendo

Revoltante! É imperdoável a agressão em pessoas que não podem se defender.
Este país está uma vergonha são pessoas assim que desonram a Polícia Militar que sabemos tem muitas pessoas honestas e cumpridoras do dever. continuar lendo

Parabéns ao policial. Infelizmente os protetores de bandidos deste pais vão entrar em ação acobertados pelos direitos dus manos. Mas, para a população de bem, o herói ainda é o policial. continuar lendo